sábado, 26 de julho de 2008

Nordeste: Artesanato do Ceará









Nordeste: Artesanato do Ceará
Mescla de índios, negros e brancos o cearense é um dos povos mais alegres do Brasil. E criativo, também: eles dominam várias técnicas e conseguem transformar argila, madeira, couro, fios finísimos como a linha ou rústicos como o cipó empeças de arte.
Na cadência dos bilros as mulheres vão tecendo filigramas: assim nascem as rendas, também conhecidas como "da terra".
O artesanato de redes, exercido por mulheres em teares verticais, também tem forte presença no litoral cearense, principalmente no município de Itarema, cuja população é remanescente dos índios Tremembé.

São mais de doze cores oferecidas pela natureza na praia de Morro Branco, litoral cearense. Alí inúmeros artesãos colhem material para desenharem por dentro das garrafinhas cenas típicas de Fortaleza, Aracati e Beberibe.
O filê tradicional: grade de fios de algodão com entrelaçamento colorido.
Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, é celeiro do artesanato nordestino. Um bom exemplo são as figuras de Reisado entalhadas em madeira pelo artesão Nino.



500 Anos de Ouro in Revista Mão de Ouro Especial, abril de 2000 - Editora Nova Cultural Associação dos Artesãos - R. 14 de Julho, 992, 2º andar - CEP 79004-391 - Campo Grande / Mato Grosso do Sul. Mariano Neto - R. Barão de Campinas, 1246 - CEP 79100-000 - Campo Grande / Mato Grrosso do Sul.
geovisit();

Nenhum comentário: