sábado, 26 de julho de 2008

Nordeste: Artesanato de Sergipe


Nordeste: Artesanato de Sergipe
Terra do rendendê e de ricos bordados. O artesanato de Sergipe é tão diversificado quanto as culturas que se estabeleceram naquele Estado a partir do século XVI. Difundida por todos os cantos da capital e do interior, essa atividade está mais concentrada na região semi-árida.
Rendendê - A técnica é minuciuosa: o tecido é desfiado em determinados pontos, formando espaços vazios com formas geométricas, milimetricamente distribuídos. O acabamento ganha a beleza de outras técnicas, como o bilro, a renda irlandesa ou barras em crochê.
De lá sai a maior produção artesanal do Estado. Peças de qualidade onde se destacam as rendas, os bordados e a tecelagem. Corruptela da palavra holandesa hardanger, o rendendê é uma das práticas artesanais que melhor representa essa síntese cultural do povo sergipano.



500 Anos de Ouro in Revista Mão de Ouro Especial, abril de 2000 - Editora Nova Cultural ASPEC - Associação de Pesquisa e Estudos Científicos em Administração - R. Campo do Brito, 1287, Bairro São José - CEP 49020-380 - Aracaju / Sergipe. NUTRAC - Núcleo de Trabalho Comunitário de Sergipe - R. Senador Rollemberg, 655 - CEP 49015-120 - Aracaju / Sergipe. Associação de Desenvolvimento Comunitário Sementes do Amanhã - Estr. da Amargosa - (79) 5491213 - Poço Verde - Serrgipe.
geovisit();