sábado, 26 de julho de 2008

Nordeste: Artesanato da Paraíba




Ainda hoje um dos grandes problemas desta região é a seca, 97% do território está dentro do chamado "Polígono das Secas". Condições precárias hoje, mas rico de esperança. Esperança que vem do litoral, com o crescente incentivo ao turismo. Esperança que vem do interior, da cidade de mesmo nome e estandarte do projeto da Boneca do Sertão, que apresenta uma solução a mais como alternativa de sobrevivência à população.
O artesanato representa uma vertente muito favorável ao desenvolvimento da zona rural, como mostra o Projeto Esperança - a Boneca do Sertão. De confecção totalmente manual, utiliza-se de matéria-prima local, dispensando tecnologia sofisticada.
Sonho de criança que faz da madeira um brinquedo lucrativo em Itabaiana. Fé em um amanhã melhor traduzida na força de braços fortes e trabalhadores.
Dentro do Projeto de Apoio ao Artesanato para a Geração de Renda, o artesão Joeunde Carneiro de Souza transforma pedaços de madeira em brinquedos de criança e repassa sua técnica e concepção à comunidade local.



500 Anos de Ouro in Revista Mão de Ouro Especial, abril de 2000 - Editora Nova Cultural Jacira Poliana e Simplício Oliveira - R. Francisco Tavares, 10 - CEP 58175-000 - Cuité / Paraíba. Núcleo de Integração de Riacho Fundo - (83) 9711432 - Esperança / Paraíba. Joeunde Carneiro de Souza - (83) 2811517 - Itabaiana / Paraíba. PATAC - Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades - Sítio Lagoa dos Currais (zona rural) - (83) 3801003 - Itabaiana / Paraíba. Sine - Av. Almeida Barreto, 520 - Centro - CEP 58013-460 - João Pessoa / Paraíba.
geovisit();

Nenhum comentário: